Capturar Imagem do Ecra

Como Capturar Uma Imagem do Ecrã (print screen)

Sabias que podes capturar uma imagem do ecrã (print screen), de uma forma simples, rápida e sem utilizar um programa de edição de imagem?

 

Quem usa o Windows 7 ou o Windows 8, tem uma ferramenta que vem instalada com o sistema operativo e que, provavelmente, nem sabe que ela existe.

 

Descarregar em PDF

 

Essa ferramenta chama-se Ferramenta de Recorte (ou Snipping Tool na versão em inglês) e normalmente encontra-se na pasta Acessórios (Accessories), no menu Iniciar.

 

Se não a conseguires encontrar, usa a função de Procura para a encontrares.

 

Neste vídeo, mostro como fazer isso, passo a passo:

 

 

Podes utilizar a Ferramenta de Recorte (Snipping Tool) para criar uma captura de ecrã (ou recorte) de qualquer objeto no ecrã e, em seguida, anotar, copiar, guardar ou enviar a imagem.

 

Ferramenta de Recorte
Ferramenta de Recorte

 

Podes efetuar qualquer um dos seguintes tipos de recorte:

  • Recorte de Forma Livre – permite desenhar de forma livre em redor de um objeto.
  • Recorte Retangular – permite selecionar, em forma de retângulo, uma área do ecrã.
  • Recorte de Janela – permite capturar a área de uma janela, por exemplo de browser.
  • Recorte de Ecrã Inteiro – captura o ecrã inteiro.

 

Depois de capturar um recorte, este é copiado automaticamente para a “Área de Transferência” (Cliboard). E a partir daqui, pode-se “colar” em qualquer outra aplicação que aceite imagens.

 

Alem disto, a Ferramenta de Recorte tem também disponível uma caneta, com várias cores, um marcador fluorescente e uma borrada, que permitem fazer anotações no recorte capturado.
Muito cool!

 

Eu uso esta ferramenta diariamente, pois é muito mais prática do que usar o método tradicional de print screen. Alem disso, é uma alternativa também para quem tem pouca experiência em editores de imagem.

 

Gostaste desta ferramenta?

 

Gostava de saber a opinião acerca disto. E se tiveres algum tema que gostasses de ver abordado ou aprender mais sobre isso, deixa-me um comentário abaixo.

 

Forte Abraço,
Rui Magalhães

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *