Facebook Otimiza Custo Por Clique

Se utilizas o Facebook para fazer publicidade na internet, tens de saber disto.

 

Facebook - custo por clique

 

Os anúncios no Facebook são cada vez mais usados pelos utilizadores para atingir determinados objetivos de negócios. E o Facebook está em constante atualização, no sentido de oferecer formas mais personalizadas de anúncios e também melhorar a eficácia destes.

 

Desta vez, o Facebook atualizou a forma como o Custo Por Clique (CPC) é medido.

 

Até agora, para calcular o Custo Por Clique (CPC), o Facebook contabilizava qualquer tipo de clique que o utilizador fizesse. Isto significa que eram contabilizados os cliques no botão “Gosto” (LIKE), nos comentários, nas partilhas, nos links do artigo, nos links do site, etc.

 

A partir de Julho de 2015, o Facebook irá contabilizar para efeito de CPC, apenas os “cliques no link”, ou seja, os cliques efetuados e relacionados com o objetivo do anúncio. Basicamente, o CPC será calculado somente com os cliques que direciona o utilizador para o objetivo do anúncio, tais como:

 

  • cliques para visitar outro site;
  • cliques de chamada para ação (“Comprar agora”);
  • cliques para instalar um aplicativo;
  • cliques na imagem de um anúncio;
  • cliques para visualizar um vídeo num site.

 

Com esta alteração, a rede social pretende ajudar os anunciantes a avaliarem melhor o desempenho dos seus anúncios, em relação ao seus objetivos.

 

Alem disso, e talvez o mais importante para nós anunciantes, é o facto de que com esta alteração, o retorno dos custos de publicidade será mais eficiente. Ou seja, apenas iremos pagar pelos cliques que direcionam os utilizadores para os nossos sites.

 

Importa referir que, com esta modificação, a taxa de cliques (CTR) irá diminuir. Isso acontece porque a CTR não contabilizará mais os cliques adicionais. No entanto, a leitura e interpretação desta métrica ficará mais fácil dado que se aproxima mais do objetivo final.

 

Anunciar vai ficar mais caro?

 

É muito provável que, a partir de agora, o Facebook aumente o valor cobrado por clique, dado que para efeitos de receita, o número de clique será menor. Logo o Facebook ganhará menos, se mantiver o mesmo custo por clique (o que não me parece que venha a acontecer). Mas isto só iremos descobrir daqui a algum tempo, e depois de algumas campanhas efetuadas.

 

O Facebook irá continuar a contabilizar todos os “outros cliques”, pois o número de “Gostos” (LIKES) e o número de partilhas continuam a ser indicadores importantes. Estes indicadores continuarão a ser apresentados nos relatórios. Simplesmente não serão usados para o cálculo do CPC.

 

E para aumentar ainda mais a performance dos teus anúncios e da tua página, alterna as tuas publicações entre artigos de publicidade e artigos de conteúdo viral para aumentar o “engajamento”.

 

E já que falamos em Facebook, já fizeste um “Gosto” na minha página?

Vá lá, visita a página e deixa o teu “Gosto”!

 

Forte Abraço,
Rui Magalhães

 

4 pensamentos em “Facebook Otimiza Custo Por Clique

  1. Interessante, já ando para experimentar os anúncios há muito tempo, esta novidade veio despertar ainda mais o meu interesse!

    Já agora aproveito para um off-topico: para quando a opção “subscrever comentários do artigo”? É um dos motivos que acabo por não comentar mais aqui e noutros blogs, porque depois não recebo notificação de quando me respondem de volta.

    Fica a sugestão 😉

    1. Olá David,
      Antes de mais, obrigado pelo teu comentário.
      Os anúncios do Facebook são realmente uma das melhores formas de publicidade online: é barato, tem bom alcance (não fosse o Facebook a maior rede social de momento), é fácil criar campanhas, etc.
      Esta é a principal forma que eu uso para promover os meus negócios.

      Em relação à tua sugestão, é muito bem-vinda e agradeço. Vou ponderar essa funcionalidade para o meu blog.

      Forte Abraço!

    1. Sem dúvida! Esta alteração vem ajudar-nos a medir mais eficazmente os nossos resultados. Aquilo que realmente nos interessa saber.
      Obrigado Rui pelo teu comentário.
      Forte Abraço!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *