Skip to main content

Sites incompatíveis com smartphones penalizados pelo Google

Se o seu site não tem uma página preparada para dispositivos móveis, prepare-se para o choque. É que a tecnológica Google alterou os seus algoritmos e vai privilegiar, nas pesquisas, os portais que têm versões específicas para smartphones.

 

google mobile

 

 

A Google já tem vindo a alertar para esta mudança, e a partir de 21 de abril de 2015, quem não tiver os seus sites otimizados para dispositivos móveis será penalizado pelo motor de busca Google.

 

Isto significa que, as páginas com versões móveis irão surgir primeiro nas pesquisas feitas através das plataformas móveis da Google, quer da Internet quer das aplicações.

 

O facto de ser um site amigável para telemóveis, smartphones e tablets será importante para efeitos de ranqueamento dos conteúdos.

 

 

Porque é que o Google fez estas alterações nos algoritmos de pesquisa?

 

Segundo a Google, o objetivo destas alterações é melhorar a experiência do utilizador, dando preferência a sites que sejam mais rápidos, sites em constante atualização (novos conteúdos), sites com URL’s amigáveis, etc.

 

A Google lembra que, atualmente, 60% do tráfego é gerado através das redes móveis.

 

Um utilizador que use um smartpnhone e entre num site que não está preparado para dispositivos móveis, não ficará muito satisfeito, pois terá que fazer uma “ginástica” para entender o conteúdo. Provavelmente ele irá sair desse site e procurar algum concorrente que possua páginas legíveis, com conteúdo bem distribuído, texto claro e com tamanho adequado, etc…

 

 

Como é que o Google classifica se o site é compatível com mobile?

 

Acima de tudo, o Google leva em conta a qualidade da navegação do site, a partir de smartphones.

 

O Google irá desvalorizar se encontrar algo como:  site “pesado”, letras pequenas,  links muito próximos e difíceis de clicar, etc. Ou seja, se o layout como um todo não se adapta ao ecrã do aparelho e atrapalha o utilizador de navegar.

 

 

Como verificar se o site é compatível com smartphones?

 

O Google disponibiliza uma ferramenta de Teste de Compatibilidade com Dispositivos Móveis.

 

É gratuita e basta inserir o URL do site ou da página que quer testar e ela iniciará uma análise automática e indicará se é ou não compatível. Alem disso, a mesma ferramenta indicará as alterações que serão necessárias efetuar, caso o resultado da análise indique que algo não está bem.

 

Fonte: Google Webmaster Central Blog

 

Já agora, e a título informativo, o meu blog passou no teste de compatibilidade. Significa que está otimizado para ser usado em dispositivos móveis. E não tive que fazer nada!

 

Já acedeu ao meu blog no seu smartphone?

 

Forte Abraço,
Rui Magalhães

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Gostavas de receber os novos artigos comodamente no teu email?

SUBSCREVE A NEWSLETTER!

Eu não faço SPAM! Receberás apenas novidades deste blog.

Poderás cancelar a qualquer momento.

Obrigado por Seguires

os Meus Artigos!

Gostavas de receber os novos artigos comodamente no teu email?

SUBSCREVE A NEWSLETTER!

Eu não faço SPAM! Receberás apenas novidades deste blog.

Poderás cancelar a qualquer momento.

Obrigado por Seguires

os Meus Artigos!