Skip to main content
Dicas para Principiantes em Trading

20 Melhores Dicas para Principiantes em Trading de Criptomoedas

Se estás a iniciar no mundo do trading de criptomoedas, deixo-te aqui as 20 melhores dicas para principiantes em trading de criptomoedas. Comprovadas por qualquer trader profissional. Então, se seguires estas dicas à risca, tens grandes hipóteses de seres bem sucedido e ganhar muito dinheiro.

Dicas para Principiantes em Trading de Criptomoedas

#01 – Aprende Todos os Dias

Se estás a dar os primeiros passos no mundo do trading, o conhecimento é aquilo que mais precisas nesta fase. Procura entender os conceitos envolvidos. Estuda e aprende todos os dias, o máximo que conseguires. Para isso, usa e abusa do Google e do Youtube para pesquisares informações relacionadas com este tema. Pois, quanto mais preparado estiveres, menos erros irás cometer e mais rapidamente terás sucesso. Desde logo, podes seguir as minhas edições do CriptoDiário (hehehehe).

#02 – Prepara-te para Agir

Mantem-te preparado para atuar rapidamente quando surgir momento. Ou seja, começa por criar as condições necessárias para que possas desenvolver o trading: escolhe a exchange que vais precisar; crias as contas/registos necessários; faz as validações de conta e de identidade, caso existam; vê como fazer a compra (cartão de credito, transferência bancária, etc.); prepara as carteiras para as moedas que vais operar; etc.

#03 – Começa com Valores Baixos

Começa com um investimento mínimo. Não arrisques muito no início enquanto não tens experiência. Lembra-te: numa primeira fase, o importante não é ganhar dinheiro. O importante é ganhar experiência.

#04 – Estabelece os Teus Limites

Mesmo estando a começar, é fundamental estabelecer desde já até onde pode ir e quais os teus objetivos. Ainda que provisoriamente, define: quanto queres arriscar? quanto queres ganhar? quando vais reinvestir? quando vais retirar? Ao longo do tempo vais ajustando estes objetivos. Mas tens que começar com algo definido desde o início.

#05 – Investe Todos os Meses

Define um valor do teu orçamento, que possas abdicar todos os meses, para comprar novas moedas. Se o teu objetivo é alavancar os teus investimentos, então tens que fazer um esforço extra nos primeiros anos, para aumentar gradualmente o teu portfólio em criptomoedas. Lembra-te que este investimento irá dar-te bons “frutos” a longo prazo.

Boonzi - aplicação para gerir o seu dinheiro
Boonzi – aplicação para te ajudar a gerir o teu dinheiro

#06 – Analisa os Gráficos “Top-Down”

Começa por olhar para os gráficos de “cima para baixo”. Ou seja, observa primeiro o cenário geral e depois vais detalhando. Analisa o gráfico anual. Depois passas para o gráfico mensal. A seguir o semanal, e depois o diário, e depois de hora a hora. Desta forma, conseguirás interpretar melhor a informação e tomar decisões melhor fundamentadas.

#07 – Compra Barato e Vende Caro

Esta é a REGRA DE OURO! No início, começa a trabalhar apenas com um par. Por exemplo, o par BTC-EUR (comprar e vender Bitcoins com Euros). Compra por um determinado valor e vende por um valor mais alto. Para quem é iniciante, esta modalidade (Holding) é a melhor, a mais fácil de assimilar e a que garante sempre lucro.

#08 – Anotas Todas as Tuas Ordens

No mundo dos investimentos, só deves manter 100% de confiança em ti mesmo. Não confies em nada, nem ninguém. Deves assumir o pressuposto de que algo ou alguém pode falhar. Sê tu mesmo a elaborar e a manter um registo detalhado de todas as tuas compras e vendas. Cria o teu próprio portfólio, e o mais detalhado possível. É baseado nesse registo que irás tomar as tuas decisões. Se confiares apenas nos registos dos outros, poderás apanhar desilusões.

OFERTA: Descarrega aqui o ficheiro Excel modelo para registares as tuas operações de trading.

#09 – Acompanha o Mercado Diariamente

Procura manter-te informado sobre tudo o que está relacionado com as criptomoedas que estás a operar. Fica atento aos acontecimentos relevantes que podem influenciar os valores das moedas. Isso poderá ajudar-te a prever certos cenários, a curto prazo.

DICA EXTRA: Usa o Google Alerts (vê no vídeo abaixo como usar esta ferramenta).

#10 – Não Acredites em Tudo. Investiga!

Sempre que lês, ouves ou vês algo que te chama a atenção sobre as moedas que estás usar no trading, não aceites isso como garantido logo no início. Mais uma vez, não confies em nada nem ninguém e procura confirmar a informação. Há notícias e anúncios que, muitas vezes, são criados propositadamente para criar rumores e alimentar a especulação. Não te deixes influenciar por algo, sem teres a certeza absoluta.

#11 – Análises Técnicas Também Falham

O que a maioria dos principiantes em trading de criptomoedas fazem é procurar logo análises técnicas apresentadas por outros autores, aparentemente mais experientes. Esta prática não tem nada de errado. Mas tens que perceber que, as análises técnicas baseiam-se em histórico e probabilidades e, por isso, não são garantias do que irá acontecer. Por muito elaborada que seja uma análise técnica, nada nem ninguém pode garantir com exatidão o que irá acontecer no futuro.

#12 – Segue Pessoas Experientes

Procura e acompanha de perto as pessoas que têm mais experiência e resultados. Tenta aprender com elas. Esta dica não vai contra a dica anterior. É importante seguir pessoas mais experientes. Mas não precisas fazer exatamente igual ao que elas dizem ou fazem. Em vez disso, tenta formular a tua própria opinião depois de conheceres a opinião delas.

#13 – Usa as Carteiras Mais Adequadas

Existem vários tipos de carteiras Bitcoin, mas cada tipo tem as suas características. Então, deves adquirir diferentes tipos de carteiras para diferentes utilizações. Para um principiante, que ainda está a investir valores baixos, uma carteira do tipo Hot (por exemplo, a da Coinbase) serve perfeitamente. Mas começa já a ponderar uma solução bem mais segura, como uma hardware wallet. Neste caso, recomendo a Ledger Nano. São as mais seguras porque és tu quem tem o controlo total da carteira e alem disso, não está conectada à internet. Ou seja, não é vulnerável a ataques hackers.

Ledger Nano

#14 – Investe e Pensa a Longo Prazo

Se pensas que vais começar hoje e daqui a 1 mês estás a tirar grandes lucros, esquece! Isto não é para ti. Fazer trading não dá para ficar rico rapidamente. Olha para esta tua nova atividade como algo que te vai gerar riqueza a longo prazo. Se comparares com um depósito a prazo num banco, os ganhos também só serão significativos ao fim de anos. No entanto, no trading podes lucrar muito mais. Pois podes começar com pouco, ganhar experiência e escalar os ganhos com os chamados juros compostos.

#15 – Controla as Tuas Emoções

Os termos “investimentos” e “emoções” não combinam. Então, se estás a aprender trading, deves também aprender a agir pela razão e não pela emoção. Não deixes que a ganância te controle, pois pode levar-te a investir mais do que aquilo que podes. Na hora de decidir, é importante ter os pés bem assentes no chão. Não te deixes iludir facilmente pelo entusiasmo dos outros. É preferível ter vários ganhos pequenos do que ter um ganho grande. Alem disso, deves aceitar as eventuais perdas como fazendo parte do processo.

#16 – Prepara o Teu “Mindset”

Se o teu objetivo é ter ganhos extra a longo prazo e cada vez maiores, então deves começar a pensar e agir como um empreendedor. Aumenta o teu desenvolvimento pessoal e começa a ter atitude de empreendedor. Para isso, lê livros de educação financeira e de desenvolvimento pessoal. Procura entender como os ricos lidam com o dinheiro. A mentalidade de um rico é totalmente diferente da de um pobre. Aprende a aceitar o risco e prepara-te não só para os melhores cenários mas também para os piores. Aprende com os teus erros e, muito importante: assume as tuas decisões e não culpes os outros pelas suas ações e resultados.

#17 – Diversifica os Investimentos

Já ouviste a expressão: “Não coloques todos os ovos na mesma cesta”? Pois nos investimentos, ela faz todo o sentido. Se estás a começar, o mais provável é que invistas apenas numa única criptomoeda. Isto apenas enquanto ganhas experiência. Mas assim que te sintas preparado, diversifica os teus investimentos em mais do que uma moeda. Alem disso, deves também abrir contas noutras exchanges (como a Binance, por exemplo). Não fiques limitado apenas a uma. Se algo correr mal com essa exchange, não ficas a zero. Outro tipo de diversificação é ao nível do armazenamento das tuas criptomoedas. No início até podes começar com apenas 1 carteira. Mas depois convém ter várias carteiras, sendo que uma delas deve ser do tipo hardware (mais segura), para guardares grandes montantes. Recomendo a Ledger Nano.

Ledger Nano S

#18 – Sê Paciente e Persistente

95% das pessoas não enriquece porque desiste nas primeiras tentativas falhadas. E apenas 5% tem a capacidade de resistir e continuar, enfrentando os desafios. Aprende a saber esperar e não desistas no primeiro obstáculo. Não entres em pânico à primeira notícia má. Os desafios e os problemas fazem parte do processo. Aceita-os e enfrenta-os!

#19 – Nunca Invistas o que Não Podes

Esta é uma das regras mais importantes. Nunca invistas mais do que aquilo que estás disposto a perder. Não arrisques a tua sobrevivência, nem a da tua família, só para tentares ter mais e mais rápido. Lembra-te da dica #15: agir e decidir pela razão e nunca pela emoção. Como já percebeste, neste tipo de investimentos há grandes potenciais de ganhos, mas também acarreta grandes riscos. Não queiras deitar tudo a perder. Porque não há necessidade disso.

Exercício prático: Sempre que te surja uma oportunidade de investimento, simula sempre o pior cenário possível. Se achares que esse pior cenário irá afetar o teu orçamento pessoal e/ou familiar, então não te “aventures” e parte para outro.

#20 – Lê estas Dicas Periodicamente

De tempos a tempo, volta a ler estas dicas. Recorda e avalia constantemente o cumprimento de todas as regras anteriores. Podes achar esta dica parva. Mas acredita em mim! Se não o fizeres, todas as outras dicas irão cair no esquecimento. E não serviram de nada. Por isso, periodicamente, verifica se estás a falhar em alguma. Se sim, corrige-a rapidamente.

E agora, mãos à obra!

Depois de tudo o que aprendeste neste artigo, agora só tens que aplicar na prática estas dicas para principiantes em trading. Começa a fazer os teus investimentos em criptomoedas, e a exponenciar os ganhos através do trading.

E se estás mesmo no ponto zero e não sabes por onde começar, eu tenho uma boa notícia para ti. Tenho 2 vídeos no meu canal do Youtube onde eu explico detalhadamente, passo a passo, como começar no trading de criptomoedas (Tutorial para Principiantes).

São vídeos bastante extensos (cerca de 3 horas cada um) mas que mostram tudo, na prática, para que qualquer pessoa possa acompanhar. Não precisas ver os vídeos de uma única vez. Vais vendo pouco a pouco, dentro da tua disponibilidade, e à medida que vais executando as diferentes etapas.

Tenho a certeza que, no final, terás todas as condições reunidas para desenvolveres a atividade de trading, de forma autónoma e com mais confiança.

Deixa-me um comentário sobre o que achaste desse tutorial.

De seguida, fica aqui o vídeo desta edição do CriptoDiário, para complementar a informação acima.

SUBSCREVER CANAL

Consideras que estas dicas te serão úteis?

E conheces mais alguma dica para alem destas?

Deixa um comentário abaixo com as tuas respostas.

Forte abraço,
Rui Magalhães

Dicas para Principiantes em Trading
  • Avaliação Geral
5

Como avalias este artigo?

Deixa a tua avaliação, selecionando abaixo o número de estrelas que queres atribuir

Sending
User Review
4.5 (12 votes)

7 thoughts to “20 Melhores Dicas para Principiantes em Trading de Criptomoedas”

  1. Boa tarde Rui Magalhães, em primeiro lugar gostaria de te agradecer por disponibilizares tanta informação útil, para quem quer começar uma atividade do zero.
    Estou a meio de um curso com o Ricardo Teixeira de Marketing Digital, mas não se adequa á minha antiga empresa e daí que no inicio deste ano, dei uma volta à minha vida e vim para a aldeia dos meus trisavós, que fica entre Vidago e Chaves. Foi neste isolamento, que algo me chamou a atenção, algo que vai ser o futuro quase que imediato. Também estudo Astrologia e sei que grandes alterações já começaram a surgir e mais vão surgir nos próximos 7 anos.
    Mais uma vez obrigado pela partilha, vou estar muito atento!
    Cumprimentos.

    1. Olá Pedro,
      Obrigado por seguires os meus conteúdos. Espero que te possam ser úteis.
      Sucesso!
      Forte abraço!

  2. Olá Rui
    Depois de ler toda esta informação, onde são abordadas todas as questões essenciais. com bastante clareza, completas e acessíveis a qualquer leiga, como eu, fiquei bastante mais confiante e otimista, pois confesso que isto é um bicho de sete cabeças para mim.
    Obrigada pela tua ajuda, pela força e dedicação para com os outros.
    O teu trabalho e empenho são bastante meritórios.
    Da minha parte, um muitíssimo obrigada e penso que com a tua ajuda, irei conseguir.
    Beijinhos

    1. Olá Ana,
      Fico muito contente por saber que o meu trabalho e empenho tem sido úteis para outras pessoas.
      Espero poder contribuir ainda mais para que todos possam estar mais informados, esclarecidos e consciencializados nesta que já é considerada a inovação da década.
      Obrigado pelo reconhecimento!
      Forte abraço!

  3. Olá Rui
    Depois de ler a informação que colocas para ajuda o pessoal, e acompanhar os teu video, onde são abordadas todas as questões na qual tinha algumas tinha duvidas e outra nem sabia.
    Da minha parte vou continuar a ler a ver os teus trabalhos, vou aprendendo e ocupo o meu tempo e quem sabe ganhos uns €.
    Obrigado
    Forte abraço!

    1. Olá António,
      Obrigado pelo contacto e pelo reconhecimento.
      Espero que estas e outras dicas que eu passo, possam ajudar-te de alguma forma.
      Forte abraço!

  4. Boa tarde Rui,
    Meu nome é Pedro Pereira, e sou mais um a começar do zero. Achei o teu blog fantástico e de fácil compreensão para leigos, e com muita informação disponibilizada. Estou a meio da Live 27 no youtube, e estou a gostar muito do conteúdo, o que agradeço desde já toda essa partilha. Sei que tenho um caminho árduo pela frente, mas também não tenho pressa para lá chegar.

    Obrigado por tudo, Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Gostavas de receber os novos artigos comodamente no teu email?

SUBSCREVE A NEWSLETTER!

Eu não faço SPAM! Receberás apenas novidades deste blog.

Poderás cancelar a qualquer momento.

Obrigado por Seguires

os Meus Artigos!

Gostavas de receber os novos artigos comodamente no teu email?

SUBSCREVE A NEWSLETTER!

Eu não faço SPAM! Receberás apenas novidades deste blog.

Poderás cancelar a qualquer momento.

Obrigado por Seguires

os Meus Artigos!