Skip to main content
Bilião e Trilião

1 Bilião = 1 Trilião: A Diferença Entre Números

Todos sabem que um BILIÃO é diferente de um TRILIÃO mas dependendo na nomenclatura usada, podem referir-se ao mesmo número.

 

Bilião e Trilião

 

Vamos a um exercício: Se um “1” seguido de 6 zeros se lê “um milhão“, como se lê um “1” seguido de 9 zeros?

1 000 000 = milhão

1 000 000 000 = ???

 

A resposta certa é: depende!

 

Alguns dirão que se lê “um bilião” e outros dirão que se lê “mil milhões“. Mas dependendo da nomenclatura adotada, todos tem razão. Eu podia usar literatura cientifica para explicar as diferenças, mas vou simplificar e evidenciar as principais.

Ora vejamos. Até ao milhão, o significado é igual para todos. A partir daqui é que começam as diferenças:

 

Em Portugal e outros países europeus

Países como Portugal, Espanha, Alemanha e França adotaram a norma da chamada “escala longa”. Ou seja, utilizam-se expressões como “mil milhões” (1.000.000.000); “cem mil milhões” (100.000.000.000); “mil biliões” (1.000.000.000.000.000).

Em Portugal, a norma está oficialmente definida pelas pelas Portarias nºs 14608 e 17052, de 11 de Novembro de 1953 e 4 de Março de 1959, respetivamente.

 

Nos Estados Unidos da América, Reino Unido e Brasil

Os países anglo-saxónicos e outros países não europeus adotaram a norma da “escala curta”. Isto significa que usam termos como “bilião” (1.000.000.000); “trilião” (1.000.000.000.000); “quatrilião” (1.000.000.000.000.000); … e por aí adiante.

No Brasil usa-se o termo “bilhão”, em vez de “bilião” e “trilhão”, em vez de “trilião”.

 

Esta tabela abaixo exemplifica bem as diferenças:

Bilião e Trilião

 

E já agora, uma outra diferença menos significativa: em Portugal usa-se a virgula como separador decimal e o ponto como separador de milhares. Nos Estados Unidos da América é ao contrário.

 

Agora quando vires ou ouvires na televisão – ou noutros mídia – alguém a falar sobre números grandes, tens de perceber a origem dessa informação. E se está a ser passada de forma correta.

 

E aqui tens o vídeo da edição de hoje do CriptoDiário, sobre este tema.

 

1 Bilião = 1 Trilião: A Diferença Entre Números

 

 

SUBSCREVER CANAL

 

 

Então, conhecias estas diferenças que existem nos números grandes?

Deixa a tua opinião num comentário abaixo.

 

Forte abraço,
Rui Magalhães

 

AVISO LEGAL: O conteúdo deste artigo NÃO constitui aconselhamento ou recomendação financeira. Trata-se apenas das minhas opiniões pessoais, com finalidade didática. Eu não sou responsável por qualquer decisão tomada por si, especialmente sobre investimentos financeiros. Cada pessoa é livre de tomar as suas próprias decisões e ações mas também é o único responsável por elas. O mercado das criptomoedas é muito volátil e apresenta grandes RISCOS nos investimentos. Eu RECOMENDO que adquira conhecimento sobre o tema, ANTES de efetuar qualquer tipo de investimento nesta área. Esteja consciente dos riscos e das possíveis consequências e NUNCA invista mais do que aquilo que está disposto a perder.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Gostavas de receber os novos artigos comodamente no teu email?

SUBSCREVE A NEWSLETTER!

Eu não faço SPAM! Receberás apenas novidades deste blog.

Obrigado por Seguires os Meus Artigos!