Quantas vezes já te aconteceu entrares num determinado site com autenticação e não te lembras da password?
Ou então, usas sempre a mesma password mas vais fazer um novo registo e essa password não é aceite e tens que definir outra?
Muitas vezes , certo?
Então, uma forma de evitar estas situações, é definir passwords diferentes para cada situação e registá-las numa “lista” de passwords.
Agora, a pergunta que se coloca a seguir é:
“Como e onde vou criar e guardar as passwords?”
Registá-las em papel está fora de questão. Alem de não ser prático do ponto de vista de consulta, não é seguro, e se houver necessidade de alterações, tem que ser riscar e escrever novamente. E – aqui para nós – é antiquado…
Outra solução é guardá-las num ficheiro de dados (bloco de notas, documento do Word, Excel, etc). Sempre é uma solução mais arrojada mas ainda assim, não é a melhor. É difícil gerir o ficheiro e, quando o número de registos for elevado, torna-se muito confuso.
Então, a melhor solução é utilizar um software específico para criar e guardar passwords.
Hoje em dia existem muitas opções no mercado: existem soluções pagas e outras gratuitas; umas complexas e outras mais simples; com interfaces bonitos e outras menos user-frendly. No entanto, o funcionamento entre elas é muito semelhante.
Neste artigo, vou mostrar e explicar um programa que se chama KeePass.
Este software é gratuito, bastante robusto e muito completo.
Porque é que eu vou falar deste e não de outro? Simplesmente porque é o que eu uso (desde há alguns anos), é aquele que eu conheço melhor, e é aquele que responde perfeitamente àquilo que eu preciso.
Não significa que seja melhor ou pior, simplesmente é o que eu uso.
Neste vídeo, eu explico como instalar e como “trabalhar” com o KeePass, e mostro também as principais funcionalidades:
Vês como é tão fácil ter tudo bem organizado e, ao mesmo tempo, utilizares passwords difíceis que ninguém vai descobrir?
Deixa de ter senhas e passwords espalhadas por todo o lado e usa um programa como este para criar, gerir e guardar passwords!
Se gostaste deste artigo, partilha-o com os amigos (só tens que clicar nos botões abaixo).
E já agora, deixa-me o teu comentário abaixo!
Forte abraço,
Rui Magalhães