Ao contrário do que muitos pensam, o dinheiro fiduciário só provoca e alimenta a corrupção financeira. Mas o bitcoin e outras criptomoedas irão libertar-nos dessa criminalidade. Aviso: este é um tema polémico!
O Dinheiro-papel Vai Desaparecer
Numa entrevista, Tim Draper, o multi-milionário, investidor em capital de risco, e entusiasta pelo bitcoin, firma que o dinheiro se tornará ridículo e obsoleto nos próximos 5 anos. Disse ainda que apenas os criminosos continuarão interessados em usar o dinheiro, pois caso usem criptomoedas serão facilmente descobertos, rastreados via blockchain.
“Os criminosos ainda vão querer operar com dinheiro, porque todos aqueles que usarem o Bitcoin serão apanhados.”
E eu concordo plenamente. Na minha opinião, é muito mais fácil corromper com “dinheiro vivo” do que com dinheiro digital. Mesmo até usando Euros ou Dólares, se estes não foram transacionados eletronicamente, é muito difícil (se não impossível) seguir-lhes o rasto. Então, é claro que os criminosos financeiros continuarão a preferir usar o dinheiro físico.
Atualmente, com tantas opções disponíveis para movimentar dinheiro, deixa de fazer sentido andarmos com dinheiro no nosso bolso. Se existem cartões electrónicos, carteiras electrónicas, sistemas de pagamento automático (como o PayPal e MBWay) e se o dinheiro é representado por números, convertidos em bits e bytes, e disponíveis numa app no nosso smartphone, para que servem afinal as notas e moedas?
Reflitamos um Pouco!
Nos dias de hoje, qual a verdadeira razão para ainda existir dinheiro físico (notas e moedas)? Porque ainda se gastam fortunas só para imprimir notas, cunhar moedas e manter toda uma logística de transporte e segurança do dinheiro?
Muitos “especialistas” afirmam que o bitcoin é uma fraude, que não acrescenta valor e que não vem resolver problema algum. Isto porque “eles” não conhecem os princípios fundamentais do bitcoin; Isto porque “eles” não querem (ou não lhes interessa) que o dinheiro deixe de existir. É precisamente por o dinheiro fiduciário ser mais propício a fraudes, roubos, desvios, lavagens – enfim, corrupção – que se precisa de uma solução para estes problemas.
E se a tecnologia do blockchain e as criptomoedas não são a solução, então como se justifica que nos 10 anos de existência do bitcoin houve muitos mais casos de corrupção financeira, utilizando o sistema financeiro tradicional, do que usando este cripto-ativo?
Fica agora com o vídeo da edição de hoje. E se ainda não estás inscrito no canal, SUBSCREVE e ativa as notificações!
Criptomoedas Liberta-nos dos Criminosos
Na tua opinião, achas que a criminalidade financeira vai aumentar ou diminuir com o uso das criptomoedas?
Deixa a tua resposta num comentário abaixo.
Forte abraço,
Rui Magalhães