Uma das melhores formas de ganhar dinheiro é “poupar dinheiro“. E para isso, é necessário saber gerir o dinheiro. Dito assim parece fácil, mas o facto é que a maioria das pessoas não faz ou não sabe gerir o orçamento familiar.
Quanto e onde gastas o teu dinheiro?
Se tu queres ganhar dinheiro, primeiro tens que saber quanto dinheiro estás a “perder”. Ou seja, tens que saber exatamente quanto, onde e como gastas o teu dinheiro mensalmente. Se tu tiveres a real noção dos teus gastos mensais, torna-se muito mais fácil saber se os teus rendimentos são suficientes e até, se tens condições para poupar.
Antes de iniciar nos negócios online, eu próprio não fazia uma gestão rigorosa das minhas finanças. Eu sabia, mais ou menos, quanto é que gastava por mês. Mas não tinha o hábito de controlar ao cêntimo os meus gastos. E claro, chegava ao final do mês e não sobrava nada para colocar de lado (poupar). Pior ainda, é que eu não sabia “como” tinha gastado o dinheiro e se poderia ter evitado alguns gastos.
Foi então que eu percebi que era fundamental fazer uma gestão rigorosa das minhas finanças: saber exatamente quanto e de onde vinha o meu dinheiro e também, saber quanto e para onde ele ia.
Usar tabelas?
Como gosto muito do Excel, comecei logo por “desenhar” uma tabela onde ia registando as despesas. E outra para registar as receitas. Nada de muito complicado até aqui. Mas depois, senti necessidade de criar filtros, para agrupar as despesas e as receitas. Depois queria comparar as despesas e receitas entre meses. A seguir, quis criar gráficos para ser mais facilmente visível a progressão. E depois isto e depois aquilo…
E quando já quase tinha construído uma aplicação bem complexa, eis que surge o mais “chato”: ter que registar manualmente todas as transações, uma a uma!
Foi então que comecei a pesquisar por programas – ou como se diz agora “aplicações” – para gerir o orçamento familiar. Na verdade até encontrei várias soluções. Mas à medida que ia experimentando uma e outra, encontrava quase sempre algo que não me agradava: ou porque era muito complexa; ou porque era simples de mais; ou porque era pouco “user-friendly“; ou porque isto; ou porque aquilo…
Acabei por voltar ao Excel e ao meu “sistema” que tinha criado antes. Mas o facto de ter que registar manualmente todas as transações, tornava-se aborrecido, pouco prático e desmotivador para controlar eficazmente as minhas finanças.
Boonzi: a ferramenta perfeita!
Foi então que descobri o Boonzi. Aparentemente parecia ser mais um sistema como aqueles que eu experimentara antes. Mas quando comecei a ler sobre as sua características, percebi que tinha tudo aquilo que eu precisava, nem a mais, nem a menos. Inclusive, tinha a solução eficaz para evitar ter que inserir manualmente todas as transações.
E ainda por cima, uma aplicação portuguesa!
O Boonzi é uma aplicação informática de gestão de finanças pessoais que o ajuda a manter o seu dinheiro sob controlo e a gerir o seu orçamento mensal, oferecendo-lhe todas as ferramentas de que precisa para ter uma vida financeira estável, e um futuro com menos preocupações, uma vez que o ajudará a planear o seu futuro financeiro.
O vídeo seguinte apresenta o Boonzi e as suas principais funcionalidades.
O site oficial do Boonzi tem toda a informação sobre este sistema, de forma muito bem estruturada e simples de assimilar. Este foi mais um fator a favor na minha escolha, pois ao contrário da maioria dos sistemas, o Boonzi apresenta informação muito completa e de fácil compreensão.
São só benefícios!
Depois de começar a usar o Boonzi, percebi que era a solução ideal para mim. Para alem de todos os seus benefícios, destaco aqui aqueles que eu considero mais importantes:
1 – Inovador sistema de importação das transações bancárias
Esta é talvez a característica mais interessante e diferenciadora do Boonzi. E elimina o trabalho “chato” e demorado de se inserir, uma a uma, as transações bancárias. Basicamente com um simples copy+paste, conseguimos copiar as transações do extrato bancário para a base de dados do Boonzi.
O vídeo seguinte mostra, na prática, esta brilhante funcionalidade:
2 – Guia passo a passo
Um guia completo, passo a passo e com vídeos, sobre como instalar, configurar e usar o Boonzi. Poucos são os aplicativos que têm um tutorial tão completo quanto o do Boonzi. Qualquer pessoa, mesmo que nunca tenha usado um sistema deste género, consegue facilmente instalar e usar o Boonzi.
Podes encontrar esse guia aqui: http://www.boonzi.pt/guia-de-iniciacao-passo-a-passo
3 – Catalogação inteligente
De início, o sistema já vem com uma lista pré-definida de categorias e sub-categorias. No entanto, é possível definir novas categorias, editar ou eliminar as que já existem.
Mas, uma das características mais interessantes do Boonzi é a catalogação inteligente. Explico isto na prática:
Imagina que eu insiro uma transação referente ao pagamento de combustível para o carro. No campo “entidade” coloco “Galp” (não se trata de promover a marca Galp, serve apenas de exemplo). No campo “Categoria” coloco “Veículos : Combustível”. E preencho também os restantes campos com os respetivos dados.
Ao gravar essa transação, o Boonzi guarda essas novas entidade e categoria e entende que a sub-categoria “Combustível” está associada à entidade Galp.
Assim, numa próxima transação que eu insira e selecione a entidade “Galp” (não preciso escrever porque ela já fora adicionada à lista de entidades), o sistema preenche automaticamente o campo “Categoria” com o valor “Veículos : Combustível”.
É claro que é sempre possível alterar a categoria para uma outra. Esta situação ocorre quando uma mesma entidade pode ter várias categorias.
No exemplo dado, eu posso comprar outros produtos na Galp que não sejam combustíveis.
4 – Sincronização com vários dispositivos
O Boonzi tem uma app para dispositivos moveis – o Boonzi Mobile – que permite, por exemplo, registar as transações no nosso smartphone, à medida que elas vão acontecendo ao longo do dia.
Vamos a um café beber uma “bica” e rapidamente registamos essa compra no nosso telefone, com apenas 3 ou 4 toques. A app sincroniza toda a informação com todos os nossos dispositivos (portátil ou computador, por exemplo).
O Boonzi Desktop está disponível para Windows e para MacOS. E o Boonzi Mobile está disponivel para Android e iOS.
5 – Orçamentos mensais
Esta foi outra funcionalidade que mais me atraiu. O Boonzi permite criar orçamentos mensais, e assim ter uma real noção dos gastos que me esperam.
Com esta funcionalidade, é possível planear antecipadamente onde e quanto vamos gastar no futuro.
Com o orçamento criado no início de cada mês, e à medida que vou registando os gastos diariamente, o Boonzi indica-me se ainda estou dentro do orçamento ou se já o ultrapassei.
E mais interessante ainda é que, criar um orçamento é muito simples. O Boonzi permite criar os orçamentos dos meses seguintes, com base nos anteriores (ou seja, só temos que corrigir as diferenças).
Este vídeo explica detalhadamente como tirar o máximo partido dos orçamentos.
6 – Muito barato ou até gratuito
Bem, se tudo até aqui foi bom, o preço ainda é melhor. Porque é possível usufruir do Boonzi gratuitamente.
O Boonzi tem uma versão trial, para experimentar todas as funcionalidades (incluindo as do Boonzi Premium) sem limite e gratuitamente durante 30 dias.
No final dos 30 dias, quem não quiser comprar uma licença do sistema completo, pode usar a versão gratuita – o Boonzi Light. Obviamente que esta versão tem algumas limitações, mas serve perfeitamente para gerir o orçamento familiar.
Mas eu recomendo a versão completa e vitalícia – Boonzi Desktop. Esta tem um custo único, bem acessível, que justifica todos os benefícios. Atualmente, esta licença custa 39,90 Euros e inclui todas as funcionalidades, sem limitações.
Existe ainda o Boonzi Premium que é um serviço desenhado especificamente para se conseguir gerir o orçamento em equipa. Ideal para sincronizar dados entre os computadores e telemóveis de toda a família.
Todos os movimentos são sincronizados através da Boonzi Cloud e assim todos os elementos da família podem acompanhar a gestão do orçamento familiar.
O Boonzi Premium é um serviço opcional e tem um custo de 2 Euros / por mês / por perfil.
7 – Sistema de afiliados
Com o Boonzi, para alem de poderes gerir o teu orçamento familiar, ainda podes ganhar dinheiro. Isso mesmo! Isto porque, podes tornar-te um afiliado Boonzi e, ao recomendares o Boonzi, podes ganhar 12% sobre o valor (sem IVA) de todas as compras efectuadas pelos visitantes que comprarem uma licença Boonzi, através do teu link.
Podes saber tudo sobre afiliado Boonzi aqui: https://www.boonzi.pt/seja-afiliado-ganhe-dinheiro-recomendando-o-boonzi
8 – Blog com dicas sobre como ganhar e poupar dinheiro
O Boonzi conta ainda com um blog onde podemos encontrar conteúdos extremamente úteis, tais como dicas sobre como ganhar e poupar dinheiro.
Alem disso, é através deste blog que o Boonzi anuncia a suas novidades e campanhas promocionais. Vale a pena segui-lo pois, por vezes, encontram-se boas ofertas e descontos.
Boonzi: a Aplicação Perfeita para Gerir o meu Orçamento Familiar
Por tudo isto e muito mais é que, desde que comecei a usar o Boonzi, não quero outra coisa.
Com esta magnifica ferramenta consigo gerir o meu orçamento familiar, de forma simples, intuitiva, rápida e saber detalhadamente de onde vem e para onde vai o meu dinheiro.
Alem disso, posso ainda planear os meus gastos e definir quanto posso gastar, mediantes as minhas necessidades e os meus recursos.
O Boonzi ajudou-me a descobrir onde eu poderia “cortar” custos e a poupar dinheiro em coisas desnecessárias. E se consigo poupar, consigo otimizar os meus recursos e ganhar dinheiro.
Em suma, recomendo vivamente que uses o Boonzi para gerir o teu orçamento familiar e as tuas finanças pessoais.
Se já usas o Boonzi, partilha a tua opinião num comentário abaixo.
Forte abraço,
Rui Magalhães
Gerir Orçamento Familiar com o Boonzi
- Avaliação Geral
Como avalias este artigo?
Deixa a tua avaliação, selecionando abaixo o número de estrelas que queres atribuir
Parece excelente esta aplicação, Boonzi, depois de procurar varias alternativas, penso adoptar esta solução para gerir as minha finanças.
obrigado Rui Magalhães