Skip to main content
Boonzi: gerir orçamento familiar

Gerir Orçamento Familiar com o Boonzi

Uma das melhores formas de ganhar dinheiro é “poupar dinheiro“. E para isso, é necessário saber gerir o dinheiro. Dito assim parece fácil, mas o facto é que a maioria das pessoas não faz ou não sabe gerir o orçamento familiar.

Quanto e onde gastas o teu dinheiro?

Se tu queres ganhar dinheiro, primeiro tens que saber quanto dinheiro estás a “perder”. Ou seja, tens que saber exatamente quanto, onde e como gastas o teu dinheiro mensalmente. Se tu tiveres a real noção dos teus gastos mensais, torna-se muito mais fácil saber se os teus rendimentos são suficientes e até, se tens condições para poupar.

Antes de iniciar nos negócios online, eu próprio não fazia uma gestão rigorosa das minhas finanças. Eu sabia, mais ou menos, quanto é que gastava por mês. Mas não tinha o hábito de controlar ao cêntimo os meus gastos. E claro, chegava ao final do mês e não sobrava nada para colocar de lado (poupar). Pior ainda, é que eu não sabia “como” tinha gastado o dinheiro e se poderia ter evitado alguns gastos.

Foi então que eu percebi que era fundamental fazer uma gestão rigorosa das minhas finanças: saber exatamente quanto e de onde vinha o meu dinheiro e também, saber quanto e para onde ele ia.

Usar tabelas?

Como gosto muito do Excel, comecei logo por “desenhar” uma tabela onde ia registando as despesas. E outra para registar as receitas. Nada de muito complicado até aqui. Mas depois, senti necessidade de criar filtros, para agrupar as despesas e as receitas. Depois queria comparar as despesas e receitas entre meses. A seguir, quis criar gráficos para ser mais facilmente visível a progressão. E depois isto e depois aquilo…

E quando já quase tinha construído uma aplicação bem complexa, eis que surge o mais “chato”: ter que registar manualmente todas as transações, uma a uma!

gerir orçamento familiar

Foi então que comecei a pesquisar por programas – ou como se diz agora “aplicações” – para gerir o orçamento familiar. Na verdade até encontrei várias soluções. Mas à medida que ia experimentando uma e outra, encontrava quase sempre algo que não me agradava: ou porque era muito complexa; ou porque era simples de mais; ou porque era pouco “user-friendly“; ou porque isto; ou porque aquilo…

Acabei por voltar ao Excel e ao meu “sistema” que tinha criado antes. Mas o facto de ter que registar manualmente todas as transações, tornava-se aborrecido, pouco prático e desmotivador para controlar eficazmente as minhas finanças.

Boonzi: a ferramenta perfeita!

Foi então que descobri o Boonzi. Aparentemente parecia ser mais um sistema como aqueles que eu experimentara antes. Mas quando comecei a ler sobre as sua características, percebi que tinha tudo aquilo que eu precisava, nem a mais, nem a menos. Inclusive, tinha a solução eficaz para evitar ter que inserir manualmente todas as transações.

E ainda por cima, uma aplicação portuguesa!

O Boonzi é uma aplicação informática de gestão de finanças pessoais que o ajuda a manter o seu dinheiro sob controlo e a gerir o seu orçamento mensal, oferecendo-lhe todas as ferramentas de que precisa para ter uma vida financeira estável, e um futuro com menos preocupações, uma vez que o ajudará a planear o seu futuro financeiro.

O vídeo seguinte apresenta o Boonzi e as suas principais funcionalidades.

O site oficial do Boonzi tem toda a informação sobre este sistema, de forma muito bem estruturada e simples de assimilar. Este foi mais um fator a favor na minha escolha, pois ao contrário da maioria dos sistemas, o Boonzi apresenta informação muito completa e de fácil compreensão.

São só benefícios!

Depois de começar a usar o Boonzi, percebi que era a solução ideal para mim. Para alem de todos os seus benefícios, destaco aqui aqueles que eu considero mais importantes:

1 – Inovador sistema de importação das transações bancárias

Esta é talvez a característica mais interessante e diferenciadora do Boonzi. E elimina o trabalho “chato” e demorado de se inserir, uma a uma, as transações bancárias. Basicamente com um simples copy+paste, conseguimos copiar as transações do extrato bancário para a base de dados do Boonzi.

O vídeo seguinte mostra, na prática, esta brilhante funcionalidade:

2 – Guia passo a passo

Um guia completo, passo a passo e com vídeos, sobre como instalar, configurar e usar o Boonzi. Poucos são os aplicativos que têm um tutorial tão completo quanto o do Boonzi. Qualquer pessoa, mesmo que nunca tenha usado um sistema deste género, consegue facilmente instalar e usar o Boonzi.

Podes encontrar esse guia aqui: http://www.boonzi.pt/guia-de-iniciacao-passo-a-passo

3 – Catalogação inteligente

De início, o sistema já vem com uma lista pré-definida de categorias e sub-categorias. No entanto, é possível definir novas categorias, editar ou eliminar as que já existem.

Mas, uma das características mais interessantes do Boonzi é a catalogação inteligente. Explico isto na prática:

Imagina que eu insiro uma transação referente ao pagamento de combustível para o carro. No campo “entidade” coloco “Galp” (não se trata de promover a marca Galp, serve apenas de exemplo). No campo “Categoria” coloco “Veículos : Combustível”. E preencho também os restantes campos com os respetivos dados.

Ao gravar essa transação, o Boonzi guarda essas novas entidade e categoria e entende que a sub-categoria “Combustível” está associada à entidade Galp.

Assim, numa próxima transação que eu insira e selecione a entidade “Galp” (não preciso escrever porque ela já fora adicionada à lista de entidades), o sistema preenche automaticamente o campo “Categoria” com o valor “Veículos : Combustível”.

É claro que é sempre possível alterar a categoria para uma outra. Esta situação ocorre quando uma mesma entidade pode ter várias categorias.

No exemplo dado, eu posso comprar outros produtos na Galp que não sejam combustíveis.

4 – Sincronização com vários dispositivos

O Boonzi tem uma app para dispositivos moveis – o Boonzi Mobile – que permite, por exemplo, registar as transações no nosso smartphone, à medida que elas vão acontecendo ao longo do dia.

Boonzi Mobile

Vamos a um café beber uma “bica” e rapidamente registamos essa compra no nosso telefone, com apenas 3 ou 4 toques. A app sincroniza toda a informação com todos os nossos dispositivos (portátil ou computador, por exemplo).

O Boonzi Desktop está disponível para Windows e para MacOS. E o Boonzi Mobile está disponivel para Android e iOS.

5 – Orçamentos mensais

Esta foi outra funcionalidade que mais me atraiu. O Boonzi permite criar orçamentos mensais, e assim ter uma real noção dos gastos que me esperam.

Boonzi - orçamento mensal

Com esta funcionalidade, é possível planear antecipadamente onde e quanto vamos gastar no futuro.

Com o orçamento criado no início de cada mês, e à medida que vou registando os gastos diariamente, o Boonzi indica-me se ainda estou dentro do orçamento ou se já o ultrapassei.

E mais interessante ainda é que, criar um orçamento é muito simples. O Boonzi permite criar os orçamentos dos meses seguintes, com base nos anteriores (ou seja, só temos que corrigir as diferenças).

Este vídeo explica detalhadamente como tirar o máximo partido dos orçamentos.

6 – Muito barato ou até gratuito

Bem, se tudo até aqui foi bom, o preço ainda é melhor. Porque é possível usufruir do Boonzi gratuitamente.

O Boonzi tem uma versão trial, para experimentar todas as funcionalidades (incluindo as do Boonzi Premium) sem limite e gratuitamente durante 30 dias.

No final dos 30 dias, quem não quiser comprar uma licença do sistema completo, pode usar a versão gratuita – o Boonzi Light. Obviamente que esta versão tem algumas limitações, mas serve perfeitamente para gerir o orçamento familiar.

Mas eu recomendo a versão completa e vitalícia – Boonzi Desktop. Esta tem um custo único, bem acessível, que justifica todos os benefícios. Atualmente, esta licença custa 39,90 Euros e inclui todas as funcionalidades, sem limitações.

Comprar Boonzi Desktop

Existe ainda o Boonzi Premium que é um serviço desenhado especificamente para se conseguir gerir o orçamento em equipa. Ideal para sincronizar dados entre os computadores e telemóveis de toda a família.

Todos os movimentos são sincronizados através da Boonzi Cloud e assim todos os elementos da família podem acompanhar a gestão do orçamento familiar.

O Boonzi Premium é um serviço opcional e tem um custo de 2 Euros / por mês / por perfil.

7 – Sistema de afiliados

Com o Boonzi, para alem de poderes gerir o teu orçamento familiar, ainda podes ganhar dinheiro. Isso mesmo! Isto porque, podes tornar-te um afiliado Boonzi e, ao recomendares o Boonzi, podes ganhar 12% sobre o valor (sem IVA) de todas as compras efectuadas pelos visitantes que comprarem uma licença Boonzi, através do teu link.

Podes saber tudo sobre afiliado Boonzi aqui: https://www.boonzi.pt/seja-afiliado-ganhe-dinheiro-recomendando-o-boonzi

8 – Blog com dicas sobre como ganhar e poupar dinheiro

O Boonzi conta ainda com um blog onde podemos encontrar conteúdos extremamente úteis, tais como dicas sobre como ganhar e poupar dinheiro.

Alem disso, é através deste blog que o Boonzi anuncia a suas novidades e campanhas promocionais. Vale a pena segui-lo pois, por vezes, encontram-se boas ofertas e descontos.

Boonzi - a aplicação perfeita

Boonzi: a Aplicação Perfeita para Gerir o meu Orçamento Familiar

Por tudo isto e muito mais é que, desde que comecei a usar o Boonzi, não quero outra coisa.

Com esta magnifica ferramenta consigo gerir o meu orçamento familiar, de forma simples, intuitiva, rápida e saber detalhadamente de onde vem e para onde vai o meu dinheiro.

Alem disso, posso ainda planear os meus gastos e definir quanto posso gastar, mediantes as minhas necessidades e os meus recursos.

O Boonzi ajudou-me a descobrir onde eu poderia “cortar” custos e a poupar dinheiro em coisas desnecessárias. E se consigo poupar, consigo otimizar os meus recursos e ganhar dinheiro.

Em suma, recomendo vivamente que uses o Boonzi para gerir o teu orçamento familiar e as tuas finanças pessoais.

Começar a usar o Boonzi

Se já usas o Boonzi, partilha a tua opinião num comentário abaixo.

Forte abraço,

Rui Magalhães

Gerir Orçamento Familiar com o Boonzi
  • Avaliação Geral
5

Como avalias este artigo?

Deixa a tua avaliação, selecionando abaixo o número de estrelas que queres atribuir

Sending
User Review
5 (1 vote)

1 thought to “Gerir Orçamento Familiar com o Boonzi”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Gostavas de receber os novos artigos comodamente no teu email?

SUBSCREVE A NEWSLETTER!

Eu não faço SPAM! Receberás apenas novidades deste blog.

Poderás cancelar a qualquer momento.

Obrigado por Seguires

os Meus Artigos!

Gostavas de receber os novos artigos comodamente no teu email?

SUBSCREVE A NEWSLETTER!

Eu não faço SPAM! Receberás apenas novidades deste blog.

Poderás cancelar a qualquer momento.

Obrigado por Seguires

os Meus Artigos!