Skip to main content

Nunca Esperei Isto do Meu Filho

Quando decidimos dedicar mais tempo à família, os resultados são surpreendentes.
 

Desde que me dediquei a 100% ao projeto Empower Network, comecei a ter mais TEMPO para mim e para a minha família.
 

Esta flexibilidade de tempo permite-me levar/buscar os meus filhos à escola, acompanhá-los nas suas atividades extracurriculares, independentemente da hora a que entram ou saem.
 

Desde sempre percebi que esta vantagem (LIBERDADE DE TEMPO) é benéfica para o bom desenvolvimento familiar.
 

Mas ontem, aconteceu algo surpreendente:   

Ontem, fui buscar o meu filho à escola e trouxe também um colega de turma dele. A mãe desse menino tinha-me pedido previamente para trazer também o seu filho, dado que somos vizinhos e porque não o poderia ir buscar a essa hora, por motivos de trabalho.
 

A dada altura, apercebi-me que o meu filho estava a explicar ao colega a razão pela qual, o pai (eu) ia muitas vez buscá-lo à escola.
 

Baixei o volume do rádio e, sem que eles percebessem, pus-me a escutar atentamente a conversa, sem interferir. O meu filho dizia:

– Antes, os meus pais tinham uma empresa e chegavam a casa muito tarde, porque passavam o dia a trabalhar. Por isso, era sempre o meu avô que me vinha buscar à escola e eu ficava na casa dele até que os meus pais me viessem buscar. Muitas vezes, só estavam comigo durante 10 minutos.

Bem, quanto aos 10 minutos, não era bem verdade mas eu percebi o significado figurativo da expressão. Tudo o resto era verdade.

E o meu filho continuou:

– Mas agora é mais fixe. Os meus pais deixaram a empresa agora trabalham em casa. É por isso que, este ano, os meus pais vêm-me buscar à escola todos os dias. Agora eles passam mais tempo comigo e com a minha irmã.

Esta conversa ingénua entre os miúdos estremeceu comigo.

Eu sabia que, se eu pudesse dedicar mais tempo aos meus filhos, eles seriam muito mais felizes e que, a forma de pensar deles, as mentalidades e vivências deles, seriam influenciadas positivamente para o resto das suas vidas.

Agora, o que eu não esperava é que estas mudanças de vida, enquanto pais, influenciassem tão positivamente a vida de uma criança de 7 anos, em tão curto espaço de tempo (menos de um mês), ao ponto de ela comentar  isso com os amigos de escola.
 

A REFLETIR:

Muitas vezes andamos tão atarefados, obcecados pelo trabalho, pelos horários, por tudo aquilo que achamos (ou nos incutem) que tem que ser assim, que não nos apercebemos que as nossas ações podem influenciar a vida da nossa família. E as crianças são as primeiras s sentirem os efeitos.

A nossa mentalidade foi “formatada”, desde muito cedo, para o paradigma generalista de que: quanto mais tempo dedicarmos ao trabalho; quanto mais responsabilidades tivermos no trabalho; quanto mais esforços e sacrifícios fazemos; mais dinheiro conseguiremos ganhar e só assim trazer alguma qualidade de vida para a família. E no fim ainda dizemos: “Eu esforço-me tanto e faço tudo pela minha família.
 

Será que fazemos?

Vale a pena pensar nisto.

Forte Abraço,

Rui Magalhães

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Gostavas de receber os novos artigos comodamente no teu email?

SUBSCREVE A NEWSLETTER!

Eu não faço SPAM! Receberás apenas novidades deste blog.

Poderás cancelar a qualquer momento.

Obrigado por Seguires

os Meus Artigos!

Gostavas de receber os novos artigos comodamente no teu email?

SUBSCREVE A NEWSLETTER!

Eu não faço SPAM! Receberás apenas novidades deste blog.

Poderás cancelar a qualquer momento.

Obrigado por Seguires

os Meus Artigos!