Uma casa com bom isolamento térmico preserva melhor o calor existente no seu interior diminuindo os custos com o aquecimento no Inverno.
Alem disso, nos dias mais frios e tal como nós, a nossa casa fica mais quentinha se estiver bem agasalhada.
Não vou enumerar aqui as medidas a adoptar para melhorar o isolamento da sua casa. Muitas delas já devem ser do seu conhecimento e a grande maioria não são fáceis de implementar visto se tratarem de ineficiências na construção da própria casa.
Segundo a EDP, as janelas são responsáveis por 10 a 25% das trocas de calor com o exterior. Uma forma muito simples de eliminar estas trocas de calor, passa por calafetar os encaixes das janelas com fita adesiva de espuma.
Pode fazer um teste muito simples para verificar se as suas janelas necessitam desta intervenção. Acenda uma vela e vá passando-a lentamente em redor da janela, se a chama se mexer é porque está mal isolada.
De qualquer modo, se tiver possibilidades disso, aposte no isolamento de toda a sua casa. Seria vantajoso tanto a nível de conforto como energético.
Uma casa preenchida com móveis de madeira, peças de decoração, quadros e principalmente roupa do lar, torna-se mais quente e acolhedora.
É uma boa forma de evitar ou reduzir o consumo de energia com aquecimento.
Tapetes, carpetes, passadeiras, toalhas de mesa, cortinados, etc, são elementos que fazem parte da mencionada “roupa do lar”.
Cubra o chão com tapetes, coloque um cortinado mais grosso (mas que deixe a luz solar entrar), coloque toalhas nas mesas, use edredões nas camas…
Resumindo, casa isolada e aconchegada é casa poupada.
Vale a pena pensar nisto.
Até breve